Este blog se destina aos professores dos cursos funtamental e médio poderem compartilhar materiais como Planos de Aula, Planos de Curso, Planos de Unidade, Atividades em Geral, Avaliações, Aulas recreativas ; divulgar seus blogs pedagógicos ; compartilhar idéias pedagógicas , textos e títulos de livros que considerem importantes para a prática do professor; cursos e tanto mais enfim. Este blog é o embrião de uma ideia que pode dar certo e ser muito útil para todos nós e também para professores em iniciação que aqui poderão encontrar suportes para suas primeiras práticas didáticas. Tudo também dependerá da sua participação , com postagens, sugestões e ideias em geral. E então? Vamos nessa? Inicialmente o material pode ser postado em comentários ou mandado para o meu e-mail que pode ser visto no alto do blog para que então eu possa fazer a postagem definitiva. Contaremos com a colaboração uns dos outros. Um grande abraço, e mãos às obras !!



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

TABLETS COM O CONTEÚDO DISCIPLINAR PARA OS ALUNOS, AO INVÉS DE LIVROS IMPRESSOS





                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           A nova configuração da realidade , proporcionada pelo atual avanço tecnológico da Era Digital, tem transformado sobremaneira praticamente todas as áreas da atuação humana em seus interesses e necessidades , dinamizando de forma positiva as ações que se demandam nessas relações, seja na área da Saúde ( em simples exames médicos ), seja na área da Segurança ( documentos , ocorrência – mesmo delegacia digital já há ) , assim também nas áreas de Transportes, Comunicação  e outras tantas mais. Porém, na área da Educação não vemos que tenha havido uma dinamização a contento , de modo que ela tenha podido se beneficiar de um tanto quanto essa nova realidade tecnológica possa oferecer na prática pedagógica, no sentido de mais facilitar  a relação ensino-aprendizagem/aluno-professor , e ainda  nesse bojo patrocinar algo que se persegue tão justificadamente , que é uma melhor “qualidade de ensino” . Apesar de todo esse avanço tecnológico , vemos a escola em sua dinâmica mais nos tempos pré-digitais do que propriamente nele.

             Se formos imaginar tudo o que se pode fazer no âmbito pedagógico para dinamizá-lo dentre desse novo contexto não é difícil imaginar quantas maravilhas : ao invés da velha lousa , uma lousa eletrônica, de led, conectada à internet; em cada carteira de estudante um monitor e um teclado , ou mesmo um computador por aluno , entre outras benesses mais de que se pode nessa área usufruir tecnologicamente. Mas aí então vem o velho argumento de falta de verba para se fazer tais maravilhas, pois sairia além das contas do que a pasta da Educação pode arcar, ainda que co dez por cento do orçamento. ( estamos falando do Ensino Público, claro. Em unidades da rede particular tais ‘maravilhas’ já se fazem realidade até !)  ‘No futuro, quando esses implementos tecnológicos baratearem talvez se possa fazer assim nas redes públicas de ensino, mas no momento isso é impossível’ – é o que devem dizer os nossos gestores das pastas educacionais , principalmente nesses tempos de ‘crise’.

                    Porém , a despeito mesmo de ‘crise’ , de economia nas despesas do governo com Educação e de se patrocinar uma melhor qualidade de ensino , há ações que se podem ser tomadas que vão assim serem fatores positivos para  a Educação Pública. Falamos aqui do conteúdo didático, que no momento é passado para o aluno através de milhares e milhares de livros didáticos que são custeados ano a ano, quando se pode, na nossa nova realidade vivenciada,  sair bem mais barato se ao invés de o Governo oferecer esses tantos milhares de livros aos alunos ( um aluno pode receber em um ano letivo até 11 livros didáticos das diferentes disciplinas ) , oferecesse apenas um tablet , ou um e-reader , com todo o conteúdo de todas as disciplinas e de todas as séries. Esse mesmo conteúdo deve também ser disponibilizado em um portal próprio para o público, para download, no caso de algum defeito no implemento a ser recebido pelo aluno e que então tenha de o consertar , reformatar , etc. , poder recarregá-lo com o conteúdo ( sem dizer que o mesmo pode ser acessado até mesmo por outras plataformas portáteis, como determinados celulares )através de download do mesmo.

                    Através do Ministério da Educação , Doutores e Mestres podem ser convidados para elaborarem o conteúdo de cada disciplina e de cada série que se comporá  no portal e no implemento que substituirá o livro didático. Esse mesmo conteúdo deve ser elaborado de um modo simples , objetivo , direto, de modo a facilitar ao máximo o entendimento do aluno.

                  Questões outras , dúvidas ou problemáticas quanto à aplicação desse sistema podem ser levantadas, mas nada que seja tão grave que inviabilize essa ação prática, facilitadora e econômica. Por exemplo , alguém pode perguntar : e se o aluno perder o tablet ? E se lhe roubarem o tablet ? Entendemos que o Governo  não deve ficar dando tablet repetidamente , sempre que o aluno perder o seu tablet , seja como for, mas deve sim , viabilizar uma política de barateamento do tablet, principalmente para os alunos da rede pública de ensino.

Deste modo, detalhes desta ação podem e devem ser regulamentadas, mas acreditamos que já é tempo de o Governo partir para uma atitude assim, onde todos só têm a ganhar, principalmente a qualidade de ensino( sem contar que o aluno deixaria de carregar peso de livros, lhes causando até problemas na coluna pelo peso em suas mochilas ), o orçamento da Educação, onde muito da verba gasta com esses milhares e milhares de livros pode ser então melhor aproveitado para suprir outras demandas públicas educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achar de interessante para o desenvolvimento do trabalho dos professores em qualquer linha poste antes neste espaço destinado a comentários.