Este blog se destina aos professores dos cursos funtamental e médio poderem compartilhar materiais como Planos de Aula, Planos de Curso, Planos de Unidade, Atividades em Geral, Avaliações, Aulas recreativas ; divulgar seus blogs pedagógicos ; compartilhar idéias pedagógicas , textos e títulos de livros que considerem importantes para a prática do professor; cursos e tanto mais enfim. Este blog é o embrião de uma ideia que pode dar certo e ser muito útil para todos nós e também para professores em iniciação que aqui poderão encontrar suportes para suas primeiras práticas didáticas. Tudo também dependerá da sua participação , com postagens, sugestões e ideias em geral. E então? Vamos nessa? Inicialmente o material pode ser postado em comentários ou mandado para o meu e-mail que pode ser visto no alto do blog para que então eu possa fazer a postagem definitiva. Contaremos com a colaboração uns dos outros. Um grande abraço, e mãos às obras !!



quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

TEMPO FORMATIVO II ( NÍVEL FUNDAMENTAL - 5ª A 8 ª SÉRIE E NÍVEL MÉDIO )


                       TEMPO FORMATIVO II (Nível Fundamental 5ª á 8ª série)


SABERES NECESSÁRIOS –  CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS
LINGUAGENS
SABERES NECESSÁRIOS –  CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS
LINGUAGENS

·         lê construindo imagens e sínteses mentais, para produzir a compreensão global do texto;
·         compreensão global do texto;
·         elabora paráfrases dos textos lidos;
·         paráfrases ;
·         estabelece relações entre o que lê e as experiências vividas;
·         experiências vividas;
·         desenvolve estratégias de monitoração na compreensão do texto;
·         compreensão do texto;
·         seleciona textos para leitura individual e coletiva;
·         leitura individual e coletiva;
·         cultiva o gosto pela leitura ( contos, romances, jornais, revistas, mitos e lendas indígenas etc.);
·         leitura ( contos, romances, jornais, revistas, mitos e lendas indígenas etc.);
·         compreende e interpreta textos lidos, selecionando dados e informações;
·         compreende e interpreta textos lidos;
·         produz textos de diferentes gêneros ( contos, notícias, instruções de uso etc.);
·         textos de diferentes gêneros ( contos, notícias, instruções de uso etc.);
·         segmenta o próprio texto em parágrafos e frases com pontuação, de acordo com as convenções do gênero;
·         parágrafos e frases com pontuação ;
·         reconhece as diferenças lingüísticas entre o texto oral e o texto escrito;
·         diferenças lingüísticas;
·         organiza, com maior visibilidade, a estrutura do texto escrito em função das características do gênero;
·         estrutura do texto escrito  características do gênero;
·         produz textos escritos a partir de outros textos com coerência, utilizando as regras ortográficas e gramaticais;
·          regras ortográficas e gramaticais;
·         usa a língua ajustando-a aos diferentes graus de formalidade das circunstâncias comunicativas;
·          diferentes graus de formalidade das circunstâncias comunicativas;
·         realiza análise morfológica nos textos, identificando as classes gramaticais (substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, advérbio, verbo , preposição conjunção);
·         análise morfológica classes gramaticais (substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, advérbio, verbo , preposição conjunção);
·         realiza a reescrita de textos sem perder de vista as idéias originais;
·         reescrita de textos ;
·         aprimora a capacidade de ouvir, falar, ler e escrever, valorizando as funções comunicativas e o caráter dinâmico da língua estrangeira;
·         funções comunicativas ;
·         utiliza as estruturas lingüísticas (tempos verbais, expressões idiomáticas) na escrita e leitura da língua estrangeira;
·         estruturas lingüísticas (tempos verbais, expressões idiomáticas) na escrita e leitura da língua estrangeira;
·         busca significado mais adequado para as palavras em língua estrangeira a partir das palavras em português;  
·         significado mais adequado para as palavras em língua estrangeira ;  
·         utiliza o dicionário como recurso para  a escolha de palavras com sentido apropriado para o contexto, considerando a língua estrangeira em estudo;
·         dicionário como recurso ;
·         aplica as funções comunicativas da língua estrangeira nas situações do cotidiano ( pedir  e oferecer ajuda, cumprimentar,solicitar informações);
·         funções comunicativas da língua estrangeira nas situações do cotidiano;
·         compreende as relações entre as linguagens artísticas e a consciência corporal;
·         linguagens artísticas e a consciência corporal;
·         relaciona as atividades artísticas e corporais às capacidades físicas e aos aspectos da boa postura;
·         atividades artísticas e corporais;
·         desenvolve habilidades motoras através da prática de atividades artísticas e corporais;
·         habilidades motoras;
·         reconhece que através da arte e do corpo expressa-se afetos, sentimentos e emoções
·         arte e do corpo expressa-se afetos, sentimentos e emoções
·         utiliza a arte e o corpo como expressão da aprendizagem construída em torno dos conhecimentos dos Eixos Temáticos e das Áreas de Conhecimentos;
·         arte e o corpo como expressão da aprendizagem ;
·         valoriza e pratica a arte popular (dança de rua, pagode, grafite, reisado, dança de salão, arrocha etc.) relacionando-a  a construção da identidade cultural;
·         arte popular (dança de rua, pagode, grafite, reisado, dança de salão, arrocha etc.) ;
·         produz arte utilizando materiais diversos (papel, pedra, barro, tecido, garrafa plástica, etc.), criando e recriando formas em diferentes espaços;
·         criando e recriando formas em diferentes espaços;
·         participa de projetos/concursos artístico-culturais promovidos pelos setores públicos e privados, estimulando a descoberta de talentos;
·         descoberta de talentos;
·         realiza e compartilha produções artísticas,de diferentes culturais etinorraciais expressando e comunicando idéias;
·         produções artísticas,de diferentes culturais etinorraciais ;
·         amplia concepções numéricas, construindo novos significados para os números (naturais, inteiros e racionais);
·         concepções numéricas, números (naturais, inteiros e racionais);
·         resolve situações-problema envolvendo números naturais, inteiros e racionais;
·          números naturais, inteiros e racionais;
·         identifica, interpreta e utiliza diferentes representações dos números naturais, racionais e inteiros, indicadas por diferentes notações vinculando-as a contextos matemáticos e não-matemáticos;
·         diferentes representações dos números naturais, racionais e inteiros;
·         seleciona e utiliza procedimentos de cálculo (exato ou aproximado, mental ou escrito), em função da situação-problema proposta;
·         procedimentos de cálculo (exato ou aproximado, mental ou escrito) ;
·         resolve situações-problema de localização e deslocamento de pontos no espaço, reconhecendo nas noções de direção e sentido, de ângulo de paralelismo e de perpendicularismo;  
·         situações-problema de localização e deslocamento de pontos no espaço;  
·         estabelece relações entre figuras espaciais e suas representações planas;
·         relações entre figuras espaciais e suas representações planas;
·         resolve situações-problema que envolvam figuras geométricas planas, utilizando procedimentos de decomposição e composição, transformação, ampliação e redução;
·         figuras geométricas planas;
·         identifica elementos geométricos variantes e invariantes, desenvolvendo o conceito de semelhança;
·         elementos geométricos variantes e invariantes;
·         constrói noções de medidas pelo estudo de diferentes grandezas;
·         noções de medidas ;
·         resolve problemas envolvendo diferentes grandezas;
·         diferentes grandezas;
·         utiliza fórmulas para cálculo da área de superfície planas e cálculos de volumes de sólidos geométricos (prismas retos e composição de prismas);
·         cálculo da área de superfície planas e cálculos de volumes de sólidos geométricos (prismas retos e composição de prismas);
·         reconhece representações algébricas;
·         representações algébricas;
·         traduz informações contidas em tabelas e gráficos em linguagem algébrica e vice-versa;
·         tabelas e gráficos;
·         utiliza os conhecimentos sobre as operações numéricas e suas propriedades para construir estratégias de cálculo algébrico;
·         operações numéricas e suas propriedades ;
·         resolve situações-problema  por meio de equações ou inequações do primeiro grau;
·         equações ou inequações do primeiro grau;
·         estabelece leis matemáticas que expressam a relação de dependência entre as variáveis;
·         leis matemáticas ;
·         coleta, organiza e analisa informações diversas;
·         analisa informações diversas;
·         constrói e interpreta tabelas e gráficos;
·         interpreta tabelas e gráficos;
·         formula argumentos convincentes, tendo por base a análise de dados organizados em representações matemáticas diversas;
·         análise de dados organizados em representações matemáticas diversas;
·         resolve situações-problema que envolvam o raciocínio combinatório e a probabilidade;
·         raciocínio combinatório e a probabilidade;

                                           
TEMPO FORMATIVO II ( 5ª a 8ª série)


SABERES NECESSÁRIOS
ESTUDO DA SOCIEDADE E DA NATUREZA
SABERES NECESSÁRIOS
ESTUDO DA SOCIEDADE E DA NATUREZA

·         estabelece relações entre a história do presente e acontecimentos e/ou processos históricos passados;
·         história do presente e acontecimentos e/ou processos históricos passados;
·         identifica diferentes temporalidades no presente;
·         diferentes temporalidades;
·         reconhece fatos históricos relevantes, organiza essas  informações, compreendendo e utilizando conceitos históricos;
·         fatos históricos relevantes;
·         identifica a diversidade nas experiências humanas na mesma época ou tempos diferentes;
·         experiências humanas na mesma época ou tempos diferentes;
·         extrai informações e analisa criticamente as fontes históricas (objetos, textos, imagens, músicas etc.)
·         fontes históricas (objetos, textos, imagens, músicas etc.)
·         analisa diferentes tipos de documento;
·          
·         constrói relações de transformação, permanência, semelhança e diferença entre o presente e o passado e entre os espaços  local, regional, nacional e mundial;
·         diferença entre o presente e o passado e entre os espaços  local, regional, nacional e mundial;
·         conhece as noções básicas de tempo cronológico (anterioridade e posterioridade, década, século e milênio);
·         noções básicas de tempo cronológico (anterioridade e posterioridade, década, século e milênio);
·         domina os conceitos básicos sobre capital, capitalismo e proletariado;
·         conceitos básicos sobre capital, capitalismo e proletariado;
·         conhece a origem do proletariado e as condições de trabalho nas primeiras fábricas;
·         origem do proletariado  condições de trabalho;
·         relaciona as formas  iniciais de resistência operária com as lutas dos trabalhadores nos dias atuais;
·         resistência operária;
·         identifica aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais envolvidos na revolução industrial de acordo com cada momento histórico;
·         revolução industrial ;
·         conhece o processo de industrialização brasileira; 
·         processo de industrialização brasileira; 
·         analisa o fenômeno da migração do campo para a cidade a partir do processo da industrialização;
·         migração;
·         estabelece a relação entre as técnicas, as máquinas, informatização e a robotização e o mundo do trabalho;
·         as técnicas, as máquinas, informatização e a robotização;
·         reconhece os direitos sociais do trabalho;
·         os direitos sociais do trabalho;
·         compreende o processo de luta dos indígenas contra o trabalho escravo na sociedade colonial;
·         luta dos indígenas contra o trabalho escravo l;
·         reconhece as lutas e resistências dos escravos e o processo de emancipação;
·         lutas e resistências dos escravos;
·         compreende os resultados do poder oligárquico, do coronelismo e o voto da República Velha nas relações políticas atuais;
·         poder oligárquico, do coronelismo e o voto da República Velha;
·         reconhece as mudanças nos direitos e deveres através das Constituições brasileiras;
·         Constituições brasileiras;
·         conhece o código de defesa do consumidor;
·         o código de defesa do consumidor;
·         analisa os períodos das ditaduras brasileiras como a negação dos direitos políticos civis (Estado novo e Governo Militar pós 1964);
·         ditaduras brasileiras (Estado novo e Governo Militar pós 1964);
·         reflete sobre as influências dos acontecimentos internacionais no Brasil;
·         acontecimentos internacionais no Brasil;
·         identifica as políticas de distribuição e uso das terras brasileiras;relacionando com os movimentos sociais(indígena,MST,ST etc.)
·         distribuição e uso das terras brasileiras;relacionando com os movimentos sociais(indígena,MST,ST etc.)
·         reconhece a importância dos movimentos que lutam em defesa da terra;
·         movimentos que lutam em defesa da terra;
·         representa e expressa a realidade próxima ou distante;
·         realidade próxima ou distante;
·         classifica e registra informações sobre o lugar de origem;
·         o lugar de origem;
·         comunica-se através do espaço e do tempo, ao interagir com outras realidades;
·         espaço e do tempo;
·         realiza diferentes leituras do mundo e de seus espaços geográficos;
·         espaços geográficos;
·         aplica corretamente os conceitos e categorias geográficas;
·         conceitos e categorias geográficas;
·         realiza leitura de gráficos ou mapas de acordo com a realidade estudada;
·         leitura de gráficos ou mapas;
·         utiliza e aplica referenciais de orientação e localização (pontos de referência e de orientação);
·         orientação e localização (pontos de referência e de orientação);
·         identifica e diferencia diversas formas de representação do espaço (maquete, planta e mapa);
·         representação do espaço (maquete, planta e mapa);
·         compreende e utiliza escalas, desenvolvendo as noções de escala ampliada e reduzida, gráfica e numérica; 
·         noções de escala ampliada e reduzida, gráfica e numérica; 
·         entende os elementos constitutivos  dos mapas: título, escala, legenda, sistema de orientação e posição (rasa- dos- ventos linhas paralelas e meridianas);
·         elementos constitutivos  dos mapas: título, escala, legenda, sistema de orientação e posição (rasa- dos- ventos linhas paralelas e meridianas);
·         identifica, localiza e diferencia no mapa-múndi os continentes, as ilhas, os oceanos e os mares;
·         mapa-múndi os continentes, as ilhas, os oceanos e os mares;
·         reconhece as diferentes formas de representação da terra, relacionando-as com as projeções cartográficas;
·         formas de representação da terra;
·         reconhece, diferencia e faz uso  de diferentes recursos da Geografia ( gráficos, tabelas, mapas estatísticos fotografias, imagens de satélite blocos diagrama, perfis de relevo);  
·         diferentes recursos da Geografia ( gráficos, tabelas, mapas estatísticos fotografias, imagens de satélite blocos diagrama, perfis de relevo);  
·         produz textos coerentes, com idéias próprias, de forma clara e objetiva, desenvolvendo um modo de pensar e raciocinar geográfico;
·         modo de pensar e raciocinar geográfico;
·         observa as formas geométricas lineares existentes na paisagem;
·         formas geométricas lineares existentes na paisagem;
·         compara diferentes paisagens com base em critérios geográficos;
·         diferentes paisagens;
·         realiza leituras dos elementos apresentados e distribuídos na paisagem;
·          paisagem;
·         relaciona conceitos específicos da Geografia com o que é observado em imagens ou paisagem;
·         conceitos específicos da Geografia ;
·         elabora concepção de universo a partir de informações sobre cometas, planetas, satélites do sistema solar e outros corpos celestes;
·         concepção de universo;
·         interpreta as estações do ano de acordo com as diferentes regiões terrestres;
·         estações do ano;
·         valoriza os conhecimentos de povos Tradicionais antigos para explicar os fenômenos Naturais;
·         conhecimentos de povos Tradicionais antigos  Naturais;
·         conhece as diferentes explicações sobre a vida na terra, a formação dos fósseis e  compara as espécies extintas  e as atuais;
·          a vida na terra, a formação dos fósseis as espécies extintas  e as atuais;
·         reconhece as formas eficientes de dispersão e estratégias reprodutivas dos seres vivos, em diferentes ambientes;
·         estratégias reprodutivas dos seres vivos ;
·         compara em diferentes ambientes em ecossistemas brasileiros quanto à vegetação e fauna, suas inter-relações e interações com o solo, clima, disponibilidade de luz e de água e com as sociedades humanas;
·         vegetação e fauna;
·         coleta, organiza interpreta e divulga informações sobre as transformações provocadas nos ambientes pela ação humana;
·         transformações provocadas nos ambientes pela ação humana;
·         valoriza as medidas de proteção e recuperação do meio ambiente na região onde vive e em outras regiões brasileiras;
·         recuperação do meio ambiente na região onde vive;  
·         investiga os fenômenos de transformação de estados físicos da água;
·         estados físicos da água;
·         compreende o ciclo da água em diferentes ambientes, identificando o modo como os mananciais são reabastecidos e valorizando sua preservação;
·         o ciclo da água em diferentes ambientes,
·         estabelece relações entre os fenômenos da fotossíntese, da respiração celular e da combustão para explicar os ciclos do carbono e do oxigênio;
·         fenômenos da fotossíntese, da respiração celular e da combustão;
·         investiga as alterações de ambientes como resultado da emissão de substâncias, partículas e outros materiais produzidos por agentes poluidores;
·         agentes poluidores;
·         compreende o organismo humano como um todo e reconhece os fatores internos e externos ao corpo que concorrem para a manutenção do equilíbrio;
·         organismo humano;
·         percebe a importância da prevenção de doenças comuns na comunidade e o papel da sociedade humana na preservação da saúde coletiva e individual;
·         prevenção de doenças ;
·         compreende os processos que envolvem a nutrição, estabelecendo relações entre os fenômenos da digestão dos alimentos, a absorção de nutrientes e sua distribuição pela circulação sanguínea para todos os tecidos do organismo;
·         digestão dos alimentos, a absorção de nutrientes e sua distribuição pela circulação sanguínea;
·         distingue alimentos que são fontes ricas de nutrientes plásticos, energéticos e reguladores e o papel de cada um no  organismo humano;
·         alimentos que são fontes ricas de nutrientes plásticos, energéticos e reguladores;
·         compreende os sistemas nervoso e hormonal e sua inter-relação com os elementos internos e externos do corpo;
·         sistemas nervoso e hormonal ;
·         caracteriza o ciclo menstrual e a ejaculação, associando-os a gravidez;
·         ciclo menstrual e a ejaculação;
·         compreende os processos de fecundação, gravidez e parto;
·         processos de fecundação, gravidez e parto;
·         conhece os vários métodos anticoncepcionais, estabelecendo relações entre o uso de preservativos, a contracepção e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
·         métodos anticoncepcionais;
·         investiga as formas de conservação de alimentos (cozimento, adição de substâncias, refrigeração e desidratação);
·         conservação de alimentos (cozimento, adição de substâncias, refrigeração e desidratação);
·         identifica os processos de extração de matérias-primas, produção de energia e de outras substâncias por tecnologias tradicionais ou alternativas;
·         extração de matérias-primas, produção de energia;
·         consome de forma criteriosa os  diferentes materiais de acordo com o seu processo de produção e tempo de decomposição na natureza;
·          decomposição na natureza;
·         compreende os processos de recuperação e degradação de ambientes por ocupação urbana desordenada, industrialização, desmatamento, inundação para construção de barragem ou mineração;
·         recuperação e degradação de ambientes;
·         compreende as necessidades  sociais e evolução das tecnologias, valorizando a melhoria das condições de saúde, a qualidade de vida e a conservação dos ecossistemas naturais;
·         evolução das tecnologias;

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achar de interessante para o desenvolvimento do trabalho dos professores em qualquer linha poste antes neste espaço destinado a comentários.