Este blog se destina aos professores dos cursos funtamental e médio poderem compartilhar materiais como Planos de Aula, Planos de Curso, Planos de Unidade, Atividades em Geral, Avaliações, Aulas recreativas ; divulgar seus blogs pedagógicos ; compartilhar idéias pedagógicas , textos e títulos de livros que considerem importantes para a prática do professor; cursos e tanto mais enfim. Este blog é o embrião de uma ideia que pode dar certo e ser muito útil para todos nós e também para professores em iniciação que aqui poderão encontrar suportes para suas primeiras práticas didáticas. Tudo também dependerá da sua participação , com postagens, sugestões e ideias em geral. E então? Vamos nessa? Inicialmente o material pode ser postado em comentários ou mandado para o meu e-mail que pode ser visto no alto do blog para que então eu possa fazer a postagem definitiva. Contaremos com a colaboração uns dos outros. Um grande abraço, e mãos às obras !!



quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

TEMPO FORMATIVO I ( Nível Fundamental 1ª a 4ª série )



SABERES NECESSÁRIOS - HABILIDADES
 CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS
LINGUAGENS
·         demonstra boa dicção e entonação de voz, expressando-se com clareza;
·         dicção e entonação de voz;
·         apresenta seqüência lógica do pensamento a partir da narração de histórias e relatos de experiências;
·         Narração de histórias e relatos de experiências;
·         posiciona-se de forma crítica em relação a diferentes temas tratados;
·         Diferentes temas;
·         domina a base alfabética ( letras, sílabas, sons);
·         base alfabética ( letras, sílabas, sons);
·         atribuindo sentido apoiado na memória, na ilustração e em outros elementos gráficos;
·         Leitura;
·         lê diversos tipos de textos relacionados à realidade sócio-cultural, identificando suas diferenças e selecionando dados e informações;
·         tipos de textos relacionados à realidade sócio-cultural;
·         lê utilizando os sinais de pontuação;
·         sinais de pontuação;
·         escreve relatos breves de experiências de vida com seqüência lógica das idéias, segmentando em parágrafos;
·         seqüência lógica das idéias, segmentando em parágrafos;
·         produz texto escrito com coerência, utilizando as classes gramaticais (substantivo, artigo, adjetivo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção);
·         classes gramaticais (substantivo, artigo, adjetivo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção);
·         realiza  a reescrita de textos conservando as idéias originais;
·         reescrita de textos;
·         identifica  e escreve diferentes modalidades de texto (textos literários, prosa , poesia,  textos jornalísticos e textos instrucionais) percebendo as suas funções;
·         modalidades de texto (textos literários, prosa , poesia,  textos jornalísticos e textos instrucionais;
·         relaciona as atividades artísticas as capacidades físicas e aos aspectos da boa postura;
·         atividades artísticas;
·         conhece diferentes manifestações artísticas (música, dança, teatro, pintura, escultura, etc.) e seu valor para o desenvolvimento da cultura e da identidade dos povos;   
·         manifestações artísticas (música, dança, teatro, pintura, escultura, etc.);
·         conhece e valoriza as manifestações artísticas: Afro- brasileira e Indígena;
·         manifestações artísticas: Afro- brasileira e Indígena;
·         valoriza e pratica a arte popular (dança de rua, pagode, grafite, samba, reisado, dança de salão, cordel, repente, etc.); 
·          arte popular (dança de rua, pagode, grafite, samba, reisado, dança de salão, cordel, repente, etc.); 
·         utiliza o corpo para expressar as diversas linguagens artísticas (dança, música, teatro, pintura, etc.)
·         linguagens artísticas (dança, música, teatro, pintura, etc.)
·         realiza e compartilha produções artísticas, expressando e trocando idéias;
·         produções artísticas ;
·         utiliza a arte e o corpo como expressão da aprendizagem construída em torno dos conhecimentos dos Eixos Temáticos e da Áreas de Conhecimentos;
·         a arte e o corpo como expressão da aprendizagem  ;
·         produz arte utilizando materiais diversos (papel, pedra, barro, tecido, garrafa plástica, etc.), criando e recriando formas em diferentes espaços;
·         criando e recriando formas em diferentes espaços;
·         reconhece os números no contexto diário;
·         os números no contexto diário;
·         utiliza estratégia individual e coletiva para quantificar: contagem, estimativa, comparação entre agrupamentos;
·          estimativa, comparação entre agrupamentos;
·         compara, ordena, lê, escreve  e classifica quantidades que expressem grandezas utilizadas no dia- a- dia interpretando os resultados;
·         quantidades que expressem grandezas utilizadas no dia- a- dia interpretando os resultados;
·         compreende  o significado do numeral a partir da utilização no cotidiano;
·         numeral a partir da utilização no cotidiano;
·         conhece critérios que definem classificação de números ( maior, menor, igual) e regras  utilizadas em seriação (mais um, dobro, metade, triplo, terça parte); 
·         classificação de números ( maior, menor, igual) e regras  utilizadas em seriação (mais um, dobro, metade, triplo, terça parte); 
·         usa números como sistemas de registro e organização de informações;
·         sistemas de registro e organização de informações;
·         constrói agrupamentos para facilitar a contagem e a comparação de grandes quantidades;
·         contagem e a comparação de grandes quantidades;
·         distingue valor absoluto e relativo dos algarismos de acordo com a posição na escrita numérica;
·         valor absoluto e relativo dos algarismos de acordo com a posição na escrita numérica;
·         identifica o antecessor e o sucessor de números naturais;
·         antecessor e o sucessor de números naturais;
·         realiza cálculo das situações vividas envolvendo as operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) por meio de técnicas convencionais;
·         operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) por meio de técnicas convencionais;
·         compreende a base dez do sistema de numeração decimal (ordem, classe, composição e  decomposição de números naturais);
·          base dez do sistema de numeração decimal (ordem, classe, composição e  decomposição de números naturais);
·         estabelece relações entre os valores monetários de cédulas e moedas em situações-problema do cotidiano;
·          valores monetários de cédulas e moedas ;
·         emprega cálculo mental e escrito para resolver situações-problema envolvendo preços, pagamento e troco com cédulas e moedas;
·         situações-problema envolvendo preços, pagamento e troco com cédulas e moedas;
·         analisa, interpreta formula e resolve problemas do cotidiano envolvendo as operações fundamentais;
·          operações fundamentais;
·         reconhece os números racionais nas formas de decimal e fracionário no contexto diário;
·         números racionais nas formas de decimal e fracionário ;
·         lê e escreve frações, considerando os exemplos práticos da vida;
·         frações;
·         reconhece e constrói frações equivalentes a partir de experimentações (recipientes graduados, balanças, fita métrica, etc.);
·         frações equivalentes;
·         compara e ordena frações, a partir de experimentações, utilizando as expressões  “maior do que” “menor do que” “igual a”; 
·         ordena frações, a partir de experimentações, utilizando as expressões  “maior do que” “menor do que” “igual a”; 
·         compreende e utiliza as diferentes unidades de medidas (tempo, temperatura, comprimento, capacidade, massa, superfície) através de estratégias convencionais e não convencionais;
·         unidades de medidas (tempo, temperatura, comprimento, capacidade, massa, superfície) ;
·         compara grandezas de mesma natureza e identifica unidades de medida através de estratégias informais;
·         grandezas de mesma natureza e identifica unidades de medida ;
·         conhece as unidades usuais de medida de comprimento (metro, centímetro, milímetro, quilômetro), estabelecendo relações entre elas;
·          unidades usuais de medida de comprimento ;
·         mede comprimentos utilizando instrumentos ( fita métrica, trena, régua) em função do contexto e da precisão do resultado;
·         comprimentos utilizando instrumentos ( fita métrica, trena, régua) ;
·         conhece as unidades usuais de medida de capacidade (litro e mililitro), estabelecendo  relações entre elas;
·         unidades usuais de medida de capacidade (litro e mililitro);
·         reconhece as unidades usuais de medida de massa (grama, quilograma e miligrama), estabelecendo relações entre elas;
·         unidades usuais de medida de massa (grama, quilograma e miligrama);
·         resolve problemas envolvendo conversões entre unidades de medidas usuais;
·         conversões entre unidades de medidas usuais;
·         conhece as unidades usuais de medida de superfície (metro quadrado, quilômetro quadrado, centímetro quadrado) estabelecendo relações entre elas;
·         unidades usuais de medida de superfície (metro quadrado, quilômetro quadrado, centímetro quadrado) ;
·         calcula área do quadrado e do retângulo, por contagem de regiões, verificando quantas vezes uma unidade de medida cabe  numa determinada superfície;
·         área do quadrado e do retângulo;
·         resolve problema envolvendo relações entre área e perímetro;
·         relações entre área e perímetro;
·         desenvolve a noção de ampliação ou redução de escala nas dimensões reais, envolvendo medidas de comprimento e superfície (plantas, mapas, guias, itinerários);
·         ampliação ou redução de escala nas dimensões reais;
·         identifica características das formas geométricas que estão presentes na natureza e nos objetos criados pelo homem e pela mulher;
·         formas geométricas;
·         identifica sólidos geométricos e formas planas (cubo, quadrado, pirâmide, triângulo, paralelepípedo, retângulo, esfera e círculo), percebendo semelhanças e diferenças;
·         sólidos geométricos e formas planas (cubo, quadrado, pirâmide, triângulo, paralelepípedo, retângulo, esfera e círculo);
·         reconhece características comuns aos corpos redondos (esfera, cone e cilindro);
·         corpos redondos (esfera, cone e cilindro);
·         compõe e decompõe sólidos geométricos e figuras planas, identificando diferentes possibilidades;
·         sólidos geométricos e figuras planas;
·         lê e interpreta informações das situações cotidianas em gráficos e tabelas;  
·         gráficos e tabelas;  
·         compara e estabelece relações entre dados apresentados em diferentes tabelas;
·         relações entre dados apresentados em diferentes tabelas;
·         traduz  em tabelas simples e de dupla entrada dados apresentados em gráficos numéricos, evidenciando a compreensão das informações;
·         tabelas simples e de dupla entrada;
·         calcula e interpreta a média aritmética em casos significativos para a compreensão da informação;
·          média aritmética;

                                              TEMPO FORMATIVO I (Nível Fundamental 1ª a 4ª série)

SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS
ESTUDO DA SOCIEDADE E DA NATUREZA
SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS
ESTUDO DA SOCIEDADE E DA NATUREZA

·         ordena cronologicamente fatos significativos da vida pessoal, empregando unidades de medida do tempo (anos, décadas, meses) e considerando os diferentes tempos de vida (infância, juventude, adultez e terceira idade); 
·          medida do tempo (anos, décadas, meses)
·         reconhece, através de exemplos, a diversidade cultural e lingüística dos povos indígenas, valorizando-a enquanto elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira;
·         diversidade cultural e lingüística dos povos indígenas;
·         identifica traços culturais dos principais grupos étnicos africanos presentes no Brasil, valorizando enquanto elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira;
·         grupos étnicos africanos;
·         conhece fatos e personagens que marcaram a resistência dos indígenas e negros  à escravidão na História do Brasil;
·         a resistência dos indígenas e negros  à escravidão,
·         analisa causas e conseqüências das desigualdades econômicas no Brasil (distribuição de renda, exclusão social, inchaço das cidades, violência e fome;
·         desigualdades econômicas no Brasil (distribuição de renda, exclusão social, inchaço das cidades, violência e fome;
·         localiza cronologicamente as mudanças políticas na História do Brasil (Independência, proclamação da República, etc.);
·          mudanças políticas na História do Brasil (Independência, proclamação da República, etc.);
·         conhece a Declaração Universal dos Direitos do Homem ( da ONU); Declaração das Nações Unidas Sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
·         Declaração Universal dos Direitos do Homem ( da ONU); Declaração das Nações Unidas Sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
·         conhece alguns direitos sociais garantidos pela Constituição e relaciona-os com suas vivências e acontecimentos da atualidade (direito à educação, à saúde e à vida digna);
·         direitos sociais garantidos pela Constituição;
·         conhece os principais direitos trabalhistas e previdenciários garantidos pela legislação brasileira e relaciona-os com suas vivências e acontecimentos da atualidade (férias, salário mínimo, aposentadoria, direito de greve etc.);
·          direitos trabalhistas e previdenciários ;
·         conhece o Estatuto do Idoso relacionando-o com suas vivências e acontecimentos da atualidade; 
·         Estatuto do Idoso
·         realiza leituras de mapas identificando seu espaço de origem;
·         leituras de mapas ;
·         identifica formas de participação individual e coletiva na comunidade desenvolvendo atitudes favoráveis a melhoria de suas condições sócio-ambientais (saneamento básico, coleta seletiva, reciclagem de lixo, mutirões, movimentos por melhoria de serviços básicos e campanha de solidariedade);
·         ondições sócio-ambientais ;
·         observa as diferenças entre o espaço rural e urbano relacionando-os às atividades econômicas características do campo e da cidade;
·          o espaço rural e urbano ;
·         conhece as principais formas de conservação do solo (rodízio, adubação natural e artificial, cobertura vegetal);
·          de conservação do solo ;
·         conhece as principais formações vegetais existentes no território brasileiro (florestas, cerrado, caatinga, campos e vegetação costeira) particularmente a cobertura vegetal do  município;
·          formações vegetais (florestas, cerrado, caatinga, campos e vegetação costeira) ;
·         reconhece a Terra como um corpo celeste em movimento;
·          Terra ;
·         localiza, a partir do globo, o interior, a crosta  e a atmosfera terrestre;
·          o interior, a crosta  e a atmosfera terrestre;
·         localiza o Brasil e o continente americano no planisfério (mapa mundi) político;
·          o Brasil e o continente americano ;
·         identifica o esquema corporal (cabeça, tronco e membros) relacionando as funções que cada região desempenha;
·          esquema corporal (cabeça, tronco e membros) ;
·         identifica as estruturas responsáveis pelo movimento, relacionando-as com os problemas posturais ou decorrentes de falta ou excesso de exercícios;
·          estruturas responsáveis pelo movimento;
·         identifica a alimentação como mecanismo de manutenção da vida do indivíduo;
·         alimentação ;
·         reconhece a importância da higiene do ambiente, da água e dos alimentos na conservação da vida;
·          higiene do ambiente, da água e dos alimentos ;
·         conhece a dinâmica de funcionamento dos órgãos responsáveis pela reprodução e suas implicações na vida;
·         órgãos responsáveis pela reprodução ;
·         aplica os conhecimentos sobre a reprodução humana para analisar as atitudes pessoais e sociais com relação à sexualidade;
·         reprodução humana;
·         discute sobre os cuidados necessários de atenção a saúde dos jovens, adultos e idosos enquanto pessoas e enquanto trabalhadores;
·         saúde dos jovens, adultos e idosos ;
·         reconhece os riscos causados pelo consumo de drogas que provocam dependência física (tabaco, álcool, psicotrópicos) e busca conhecer formas de tratamento;
·         consumo de drogas (tabaco, álcool, psicotrópicos) ;
·         compreende a poluição ou degradação dos ambientes como resultado da impossibilidade de reequilíbrio natural causado pela constante intervenção dos seres humanos;
·         poluição ou degradação dos ambientes;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achar de interessante para o desenvolvimento do trabalho dos professores em qualquer linha poste antes neste espaço destinado a comentários.